segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

FIM DE SEMANA

Sábado e domingo é corrido aqui em casa portanto, as fotos estão chegando só agora, tanto do sábado lá em Cosmópolis, quanto de domingo no almoço especial aos foliões, oferecido na casa do contra- mestre.
Começamos pelo sábado retirando a bandeira no bairro dos Pires, voltamos até o Cantinho do céu as 20hs após ter saído de lá mais de uma da madruga. Nessa casa um dos membros da família, Seu Francisco, é um rimador de mão cheia, pode passar um bode cor-de-rosa ou uma cegonha carregando um bebê que logo já faz a rima, ele mandou uma pro Barnabé que quase pegou ele de calça curta se não fosse sua expertise de ‘vila’, ia ficar feio pra Folia. Cantamos, nós deliciamos com um lanchinho ligeiro e “voamos” pra Cosmópolis, no busão escolar cedido pela prefeitura da mesma. Chegando até a praça central, onde tem presépio, casinha de Papai Noel e suas assistentes, enfeites, luzinhas coloridas, etc. Fomos caminhando até o palco, as pessoas se surpreenderam conosco mas logo perceberam do que se tratava, participaram de nossa roda e nos acompanharam pela duas casas que visitamos ao entorno da praça. A noite estava gostosa e apenas uma leve garoa deu o ar da graça. Bastião está fazendo uma brincadeira com quem está de fora da Cia, em Cosmópolis a “sorteada” foi uma moça que veio de Holambra pra nos ver e acabou dando o testemunho, tecendo elogios e nos incentivando pra continuar nossa caminhada. De volta a Limeira nossa Bandeira pousou na casa do contra-mestre João.
Domingo meio dia,
toda a Cia,
na casa do contra-mestre da folia.
Foi servido um almoço preparado pela sua esposa Vera, onde alguns foliões se fartaram e quase não agüentaram tocar o resto do dia. Teve folião que foi pego no fraga tirando uma sonequinha, na verdade, na verdade tava todo mundo cansado, não é fácil seguir a Cia tem que estar com preparo em dia. Depois do banquete, todos foram pra casa do folião Max Vieira, que também toca na banda Encantoria, que também é banda do nosso rabequeiro Domingos. Max disse que foi bem bacana ter recebido a folia em sua casa, “foi bem forte” em suas palavras. Realmente é bem emocionante, adentrar a nossa casa aquela Bandeira, os foliões entoando canções que engrandecem Jesus Cristo, o único salvador dos homens. Depois do bairro Campos Elíseos, fomos visitar o bairro vizinho Egisto Ragazzo, e quem veio atrás foi a chuva. Dessa vez veio água, muita água. Aí choveu e não parou mais. Mas isso não foi empecilho pra ninguém, tanto pra Cia de Reis São Lucas, quanto para os donos e donas da casa que nos recebiam. Encerramos o domingo chuvoso na casa do Zanetti, que estava comemorando nova idade e nos serviu fartamente além do tradicional bolo de aniversário. Seu Pedro violeiro se empolgou tanto que recitou e contou seus casos, recebendo o respeito e a atenção de todos. Isso é cultura popular, isso é Santos Reis, Viva Santos Reis !!!! Viva os foliões. Até terça.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário