terça-feira, 14 de dezembro de 2010

AS ORIGENS

A tradicional manifestação folclórica denominada Folias de Reis tem origem portuguesa e com o passar dos anos trazem vários elementos da nossa música tradicional caipira.
É uma manifestação que preserva características culturais da região Centro-Sul, reflete as origens, preserva a música, a dança e a religiosidade para as gerações subseqüentes.
Essa tradição tem uma forte influência religiosa, pois reflete comportamentos próprios, rituais incorporados, como a devoção e o pagamento de promessas. Essas práticas são oriundas da Igreja Católica, que nas Folias de Reis ganharam uma nova dimensão por meio da diversidade e da riqueza cultural de seus praticantes.
A Folia de Reis é caracterizada pela personificação dos Três Reis Magos (os Santos Reis) e pelos foliões que revivem a adoração ao Menino Jesus, fazendo um giro noturno, passando de casa em casa visitando o presépio ou o altar de cada devoto.
A peregrinação geralmente ocorre a noite lembrando que os Três Reis Magos foram guiados até a manjedoura com a ajuda da Estrela do Oriente. (Mateus 2:9)
Na ocasião da visita são entoados cantos devocionais e do cancioneiro popular. A cerimônia é totalmente cantada, desde a saudação até o agradecimento pelo pouso e pela comida. As Companhias de Reis constituem o grupo de instrumentistas, não havendo restrições para o número de instrumentos que tocam.
O giro de Folia geralmente ocorre entre dezembro e janeiro, sendo o último dia com festa dedicado a Santos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário